Na teimosa Villa de Madrid


EN MADRID

SED

MADRILEÑO

Um passeio com os Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior — Castelo Branco

5,6 e 7 de outubro de 2018

SENDO SEMPRE

PORTUGUÊS


5 de outubro


Almoço en La Catedral






"O espanto madrileno"

José Pires - Vinharela com retoques de café, caramelo e caneta









Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia

 







Guernica
  

Se o Pablo
não soubesse
o que o Picasso
soube,
talvez nunca
coubesse
o que na tela
coube.
A alma do Pablo
sentiu
a raiva que o Picasso
sentia.
Um, ao pintar
o que não viu,
pintou
o que o outro
sofria.

Os sentimentos
das feridas,
mesmo em tons
de branco e preto,
choram palavras
sofridas;
dão luz às sombras
dos dias;
dão voz ao grito
secreto.

Se o Pablo, depois,
não repetisse
o que em Picasso
se explica,
talvez nunca
existisse
um quadro
chamado Guernica.         

Não há nada
que mais esmague
sem som,
sem cores
— só imagem,
que um texto
escrito em desenho,
em sombras,
em medos
e em dor.
Nele, a revolta
é amor
e a memória
paisagem.



6 de outubro 


Museo Thyssen-Bornemisza


















As baliarinas de Degas


Azuis,
irrequietas,
a leveza das pontas
faz delas
borboletas.

Sorriem
sobre as pernas,
e de soslaio
desafiam,
tontas,
olhando os olhos
que as desfiam.

E o homem
da paleta
pinta, pinta, pinta
quase pateta,
as sensações
que o consomem:
é um poeta.





Museo Nacional del Prado




 































Velaquez e GoYa



Velasquez sabia
que uma das meninas
só o era pela roupagem,
e que o menino
não gostava do cão.
O senhor do fundo,
de passagem
entre a porta
e o balcão,
servia apenas
para dar mundo
ao quadro que o pintor
pintou
com olho na condecoração.
Nenhuma das roupas
em Velasquez
rima com o vestido
que Goya utilizou
para poder argumentar,
numa outra situação,
que quem desnuda,
também é capaz
de enroupar,
o que faz algum sentido.

Com isso
preparou
a argumentação
da boa mente
com a qual sempre
pintou
se viesse a estar perante
a inquisição.
Assim antecipava
o contratempo
pelo qual passou
depois de registado
o fuzilamento
que o atormentava.

Dizem que a cor,
em Goya,
anoiteceu
quando o seu olhar o mundo
escureceu.
Por fim,
como qualquer pintor
que aos pedaços
se mata na tela,
matou-se de saudade
e morreu nela.




Hieronymus Bosch


















Não sei,
não sabemos,
em boa verdade
ninguém sabe
o que Hieronymus bebia
antes de colocar
na tela
toda aquela loucura.
E como conseguiria
fazê-lo de forma
tão bela
e surreal,
voando, ali,
o que a imaginação via
para memória futura,
e de si?

Não sei,
não sabemos,
em boa verdade
ninguém sabia
se era na tristeza
ou na alegria
que se movia.
A dada altura,
se não tinha em deus
nem no demónio
a companhia,
daria, por certo,
um abraço à loucura
para completar
as pistas
de, quase, tudo
o que é o património
dos artistas.








Jantar no Radisson BLU











"(Con) sagrada família"

José Pires - Vinharela com retoques de café e caneta







Jantar e companhia

Queres uma comida que te abra
a boa disposição?
Pede Ensalada de Granada
y Queso de Cabra.
Queres continuar
como se estivesses em casa?
Sim ou não?
Toma para ti Solomillo Ibérico
Salteado com Miel y Mostaza.
Sobremesa boa? Sabê-lo é canja:
Escolhe Pudding de Chocolate y Naranja.
Como é isto o que escolho e sinto,
bebo-o com vinho tinto.
Constato, sem mágoa,
que outras opiniões
conduzem a opções
por vinho branco e água.
Deste jeito,
a quem, acompanhado ou a sós,
tiver tido olhar diferente,
desejo bom proveito.

É, eu sei, como nós
muito boa gente.





7 de outubro



Palacio Real de Madrid











    
A realeza e o republicanismo

Na realidade,
é preciso dizê-lo:
Republicanismos à parte,
o Palácio Real
é digno de se elogiar
porque é deveras belo.

Na verdade,
nele, com algum engenho e arte,
até um Presidente prosaico
conseguiria reinar
afirmando-se republicano e laico.

Desafio:
Se a República, por mero acaso,
se tem antecipado,
orgulhosamente altiva,
à esbanjadora monarquia,
aquele espaço, hoje, o que seria?
Um campo bem tratado e raso
na espera sazonal de ser semeado
em alegria coletiva?
Desconfio!




Na Cripta da Catedral de Almudena














Alinhadas,
entre infinitas colunas
que nos cansam a vontade
de as olhar,
estão as camas empedradas
das diferentes fortunas
que até a eternidade
julgam poder comprar.









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