Está salvada a Viola Beiroa






























 As Mãos da Viola Beiroa (Madeira e Barro 2013)








Quando, em 2012, o Miguel Carvalhinho aceitou o desafio de iniciar o projeto "Salvemos a Viola Beiroa" poucos diriam que se chegaria à sua certificação em 2018. Mas consegui-se.



 











 
As Mãos do Miguel (Aguarela 2012)





SÃO AS MÃOS QUEM SALVA A VIOLA BEIROA

— Se eu tivesse que viver obrigado
obrigava-me a viver acompanhado
de uma viola beiroa
onde cada corda entoa
um cantar ou um trinado,
e beirão, que é mais que fado.
E eu tenho essa viola.

— E tu tens essa viola.
Essa viola sou eu,
que nada tem de riqueza
mas que consola, que canta,
que espanta a tua tristeza
e cumpre o que prometeu.
E tenho cordas por veias.

— E tu tens cordas por veias,
e vives paredes meias
com as carícias dos dedos,
amor feito de tocar,
que em ti descobre os segredos
do que tens para contar.
Sei que choras de alegria. 

— Choro, choro de alegria.
Chorando, gemendo, rio,
cantando para não chorar
quem, perdido de saudade,
em mim se pode encontrar,
por mim se esquece do frio.
Tão antiga, e não me calo.

— Tão antiga, e não te calas.
E eu? Tenho um calo de viola
na pontinha do meu dedo.
Uma impressão digital
que é funda e encerra o segredo
de um calo que se consola.
Ao violeiro e à viola.
Se tiver de viver obrigado
a ficar no esquecimento,
morrerei um dia antes desse dia
afogando em tristeza a alegria,
e num instante que afinal é tanto tempo, 
e num presente que é apenas passado.
Mas não, vamos mostrar como se faz.
Do que o violeiro é capaz
quando, no pescoço da viola, enforca a mão
e como, enforcada, feliz, a viola soa.
As mãos de um beirão
na viola beiroa.

— São as mãos
Quem salva a viola beiroa.


























 As Mãos da Viola Beiroa (Madeira e Barro 2013)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares